Em mĂ©dia, sĂ£o coletadas 150 bolsas de sangue por mĂªs, que sĂ£o distribuĂdas para 12 municĂpios da regiĂ£o
A Unidade de Coleta (UC) da FundaĂ§Ă£o de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), localizada na Santa Casa de MisericĂ³rdia de Valença, completa um ano de funcionamento nesta Ăºltima semana de agosto e convida a populaĂ§Ă£o local e de municĂpios circunvizinhos a doar sangue.
Em mĂ©dia, sĂ£o coletadas 150 bolsas de sangue por mĂªs, o que representa 40% da capacidade instalada. Dessas doações, apenas 30% sĂ£o realizadas por voluntĂ¡rios, os outros 70% sĂ£o as chamadas doações de reposiĂ§Ă£o, voltadas para pacientes que, na maioria das vezes, serĂ£o submetidos Ă cirurgia. O ideal Ă© que a populaĂ§Ă£o crie o hĂ¡bito da doaĂ§Ă£o e, dessa forma, ajude a salvar vidas abastecendo os estoques de sangue. Segundo Elizabete Rocha, coordenadora da UC de Valença, “o sangue coletado na unidade atende a demanda de doze municĂpios, alĂ©m de viabilizar a realizaĂ§Ă£o de mutirĂ£o de cirurgias”. Os municĂpios atendidos sĂ£o: Cairu, Camamu, Gandu, IgrapiĂºna, ItuberĂ¡, Nilo Peçanha, Nova IbiĂ¡, PiraĂ do Norte, TaperoĂ¡, TeolĂ¢ndia, Valença e Wenceslau GuimarĂ£es. A Santa Casa, por sua vez, disponibiliza infra-estrutura fĂsica, insumos e profissionais qualificados, possibilitando o pleno funcionamento da unidade por reconhecer a sua importĂ¢ncia para a regiĂ£o.
A unidade funciona Ă s terças, quartas e quintas, das 7h30 Ă s 12h00. NĂ£o Ă© necessĂ¡rio fazer agendamento.
Mais informações: (75) 3641-8463.
PrĂ©-requisitos para doar sangue: Para doar sangue, basta estar em boas condições de saĂºde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade sĂ³ podem doar com autorizaĂ§Ă£o formal e presença do responsĂ¡vel). As recomendações mĂ©dicas sĂ£o ir bem alimentado, ter dormido o mĂnimo de 6 horas na noite anterior, nĂ£o ter ingerido bebida alcoĂ³lica 12 horas antes da doaĂ§Ă£o e nĂ£o ter fumado nas Ăºltimas quatro horas, alĂ©m de evitar alimentos gordurosos. NĂ£o deve fazer a doaĂ§Ă£o quem estiver gripado ou com febre, mulheres grĂ¡vidas, em amamentaĂ§Ă£o ou no perĂodo de trĂªs meses apĂ³s o parto, quem fez tatuagem hĂ¡ menos de 1 ano, os que foram diagnosticados com doenças sexualmente transmissĂveis, aqueles que tiveram hepatite apĂ³s os onze anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetĂ¡veis. No momento da doaĂ§Ă£o, Ă© obrigatĂ³rio apresentar documento original com foto, emitido por Ă³rgĂ£o oficial e vĂ¡lido em todo o territĂ³rio nacional. Homens podem doar sangue atĂ© 4 vezes a cada 12 meses, com um intervalo mĂnimo de 60 dias entre as doações. Mulheres podem doar atĂ© 3 vezes a cada 12 meses com um intervalo mĂnimo de 90 dias entre as doações.