A I Semana de Segurança do Paciente reuniu, de 17 a 19 de novembro, cerca de 100 profissionais de saúde da Santa Casa de Valença e de municípios da região por dia. O evento gratuito teve como objetivo desenvolver uma “cultura institucional de segurança do paciente” voltada à prática assistencial segura e de qualidade, conforme previsto pela Política Nacional de Segurança do Paciente – Portaria MS/GM nº 529, de 01 de abril de 2013 – e assim contribuir para a qualificação do cuidado em saúde.
Segundo Adriana Couto, Gerente Operacional da Santa Casa, “os profissionais devem estar sensíveis à necessidade de adesão às rotinas e protocolos institucionais, o que minimiza a chance de erros e consequente dano ao paciente”.
A programação foi dividida em palestras, peça lúdica e exibição de filmes durante os três dias de evento com subtemas como “Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos”; “Reduzir o risco de queda de úlcera por pressão”; “Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde”; “Higienizar as mãos para evitar infecções”; “Identificar corretamente o paciente” e “Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente correto”.
A Santa Casa de Valença acredita na qualificação dos profissionais para a melhoria dos serviços médico-hospitalares prestados à população.