Gleicy Ellen Teixeira. Esse é o nome da nova Deusa do Ébano, que representará o bloco Ilê Aiyê no Carnaval de 2020. A escolha da representante do mais belo dos belos ocorreu na madrugada deste domingo (9), na 41ª Noite da Beleza Negra, no Curuzu.
Com 22 anos, a modelo e dançarina é do Curuzu e participou do concurso pela segunda vez. Para ela, mais que um título, a escolha representa afirmação, ancestralidade e identidade. "A beleza negra ainda é pouco valorizada. Esse concurso vai de encontro ao que ainda insistem em afirmar o contrário, e demonstra que as mulheres negras não são apenas belas, mas são deusas", afirmou a recém eleita que, no ano passado, foi uma das princesas.
No segundo lugar, ficou com a carioca Sabrina Sant' Ana dos Santos, 31, que concorreu pela primeira vez e o terceiro lugar com a estudante de nutrição Núbia Ferreira, 19, que também concorreu pela primeira vez.
Para Antônio Carlos, o Vovô do Ilê, a noite não poderia ser mais feliz com a escolha de uma deusa do próprio Curuzu. "Ficamos fora do Ouro Negro, mas continuamos na luta para viabilizar o Carnaval que, esse ano, fortalece a defesa do feminino, que sempre foi um dos pilares constituintes do Ilê ", completou.
Nessa edição, a escolha foi realizada num espetáculo que mesclou música, dança e denúncia. Para abrir a noite, as jornalistas Lise Oliveira, Luana Assiz e Vânia Dias mandaram um recado sobre as últimas notícias de racismo e a importância de defender a valorização dos negros na sociedade. FONTE: CORREIO