Mais de 1,5 mil denúncias de violência sexual na internet contra crianças e adolescentes foram registradas pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) em 2021. Para apoiar pais e familiares no enfrentamento a este tipo de situação, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) disponibiliza ferramentas que ajudam a prevenir e proteger os filhos do mau uso da tecnologia e ajudar na prevenção de abusos e outras práticas.
A preocupação do Governo Federal se dá porque uma em cada cinco crianças e adolescentes entre nove e 17 anos vê material sexual indesejado online. É o que aponta o relatório ‘Segurança online de crianças e adolescentes: minimizar o risco de violência, abuso e exploração sexual online’, publicado em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Lazer (Unesco) e a União Internacional de Telecomunicação (UIT). Além disso, no Brasil, em 2018, foram registradas cerca de 60 mil denúncias de pornografia infantil na internet (ONG Darkness to Light)
A iniciativa do MMFDH que visa a prevenir essas situações é o Projeto Reconecte, executado em 17 municípios brasileiros que assinaram Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com a pasta. Mais de 5 mil famílias serão beneficiadas com o projeto. Além disso, o curso online “A Família e as tecnologias digitais”, também disponibilizado pela Pasta, já alcançou famílias em 1.068 cidades.