Jaguaripe

Jaguaripe

Nazaré: Santa Casa adere ao movimento Outubro Rosa

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

/ Por: PORTAL JAGUARIPE
Oncologista ministra palestra gratuita de conscientização contra o câncer de mama no dia 16
A Santa Casa de Misericórdia de Nazaré vai promover, neste mês, ações em adesão ao Outubro Rosa. Também em apoio à campanha, os colaboradores da instituição passaram a utilizar camisas em alusão ao movimento. Além disso, as redes sociais da Santa Casa ganharam uma nova cor. A intenção é que todos estejam engajados na luta a favor da vida, sabendo que a prevenção e o diagnóstico precoce são poderosas armas contra a doença.
No dia 16, às 14:00, o oncologista João Veiga ministra palestra sob o tema “Câncer de Mama e as Nossas Conquistas” no Salão Nobre do Hospital Gonçalves Martins. A intenção é gerar debate e esclarecer dúvidas, auxiliando colaboradores e população no combate à doença. Os interessados devem se inscrever através do e-mail: coord_operacional@hgm.org.br. As vagas são limitadas.
Mais informações pelos telefones: (75) 3636-2016/2611/2612.
Outubro Rosa – O movimento nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990. Mais de duas décadas depois, continua com o objetivo de estimular
 a participação da população no controle do câncer de mama e de compartilhar informações, promovendo a conscientização sobre a doença para um diagnóstico precoce. Alguns dos fatores de risco são: obesidade, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, histórico familiar de câncer de mama e ovário, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos, ter feito reposição hormonal pós-menopausa, em especial, por mais de cinco anos, não ter tido filhos, ter passado pela primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, ter apresentado a primeira menstruação antes de 12 anos, ter parado de menstruar após os 55 anos, passar por exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X). Portanto, amamentação, prática de atividade física e alimentação saudável com a manutenção do peso são meios de proteção e estão associados a um menor risco de desenvolver a doença. A mulher deve procurar seu médico regularmente e fazer o autoexame com frequência, estando atenta a seu próprio corpo. Entre os 40 e 49 anos, deve-se fazer exame clínico das mamas anualmente e, entre 50 e 69 anos, além deste exame, é recomendado passar por mamografia a cada dois anos. Mulheres com predisposição genética e risco hereditário devem conversar com seu médico para juntos decidirem os procedimentos mais adequados. Independente da idade, é importante se prevenir.
Mais
© Portal Jaguaripe
Todos os direitos reservados.